Uma das substâncias em geral identificadas nas amostras de esmaltes, disponíveis no mercado, é a resina toluenossulfonamida-formaldeído (TSFR). Sua função é aumentar o brilho e a aderência, e contribuir para que o esmalte dure mais tempo na unha. Por outro lado, traz alguns inconvenientes para quem é suscetível a alergias. No Canadá, nos Estados Unidos e em alguns países da Comunidade Europeia, essa substância tem sido banida.
Das marcas brasileiras de esmaltes analisadas, apenas uma não continha essa resina. Em todas as demais, ela estava presente em sua formulação. A despeito do grande contingente de pesquisas alertando para o seu caráter alergênico, continua sendo empregada, promovendo diferentes tipos de alergia. O ideal para quem é alérgico, conforme Gustavo,é adquirir esmaltes que não contenham essa resina.
Mas como o consumidor comum pode ter certeza disso? O autor do estudo comenta que é muito difícil enxergar a descrição dessa substância no rótulo dos produtos e que uma boa saída é proceder à sua leitura no site do fabricante.
No caso dos cremes hidratantes, também foi possível detectar a presença de dois ingredientes que, apesar de muito recorrentes nesses produtos, podem ser danosos à saúde. Trata-se dos parabenos e do propilenoglicol.
Os parabenos atuam como conservantes em praticamente todos os produtos de beleza, encontrados tanto na forma industrializada quanto em farmácias de manipulação. São comercializados em lojas de produtos “naturais” e, apesar da falsa ilusão de serem inofensivos, eles são disruptores hormonais, ou seja, compostos de uma grande variedade de classes químicas, incluindo hormônios, constituintes vegetais, pesticidas. E têm seus nomes atrelados a graves doenças como o câncer.
Também o propilenoglicol (usualmente um líquido oleoso), além de ocasionar doenças de pele, pode desencadear distúrbios no organismo – em órgãos como os rins e o fígado. É introduzido em produtos cosméticos e farmacêuticos, agindo como conservante e principalmente hidratante.
Texto completo em:
http://www.unicamp.br/unicamp/ju/582/quimica-verde-servico-da-saude-dos-consumidores#main-content
Nenhum comentário:
Postar um comentário