quarta-feira, 19 de outubro de 2016

BACTÉRIAS e BANDEJAS DE RESTAURANTE

Bandejas de restaurantes são foco para proliferação de bactérias

Pesquisa realizada sob orientação de microbiologista revelou micro-organismos responsáveis por sérias doenças nestes utensílios.

Elas são práticas, resistentes e auxiliam os consumidores na locomoção com o alimento, mas também são verdadeiros focos para a proliferação de bactérias. São elas, as badejas de restaurantes e fastfoods

O utensílio que parece inofensivo, utilizado pela maioria das pessoas em praças de alimentação, se revelou um verdadeiro ninho para diversos micro-organismos responsáveis por uma série de doenças, principalmente gastrointestinais (cólicas intensas, vômitos e diarreia), febre e pode até afetar o sistema nervoso, em casos mais sérios.

O resultado da afirmação foi comprovado em uma pesquisa realizada por Jaqueline Prado e Monique Bochichio, alunas do curso de Biomedicina da Faculdade Metrocamp, orientada pela doutora em microbiologia pela Unicamp, Rosana Siqueira. O problema é a contaminação cruzada destes fungos e bactérias, quando são empilhadas e entram em contato com outros restos de alimentos.
 Dos quatro restaurantes avaliados, 87% continuam um número elevado de bactérias e fungos, acima do permitido pela Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde. 

O permitido é de 50UFC/cm2(UFC: Unidades Formadoras de Colônias), mas em alguns casos o valor encontrado foi até 200 vezes superior.

“Dentre os micro-organismos isolados encontrados, estavam o Estafilococos coagulase positiva (S. aureus)leveduras e atécoliformes fecais”, explica a professora.

De acordo com a análise da microbiologista, “concluiu-se que há falha no processo de higienização desses utensílios e necessidade de um plano de melhoria na qualidade microbiológica destas bandejas para diminuir o risco de contaminação cruzada e desenvolvimento de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s)”.
A única saída para evitar isso é a higienização constante, não apenas na parte superior da bandeja, mas também na parte inferior, já que quando empilhadas entram em contato com os restos de alimentos depositados na outra bandeja.
“Uma dica importante é sempre forrar a bandeja com guardanapos de papel que são fornecidos pelos restaurantes ou utilizar o próprio papel que vem embrulhado ao lanche. Se cair qualquer pedaço de lanche ou alimento sobre a superfície da bandeja, o ideal é que seja descartado e não seja consumido”, reforça Rosana.
http://pedefigo.com/bandejas-de-restaurantes-sao-foco-para-proliferacao-de-bacterias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário